SEMAGRI- Semana de Agricultura da UNILAB


“Nosso objetivo é orientar os participantes quanto às necessidades de diálogo para o estabelecimento de cooperação técnica entre os agricultores, cuja grande maioria conduz pequenas unidades de produção e está excluída do grande negócio agrícola, e a área de Desenvolvimento Rural da Unilab. Já os estudantes necessitam conhecer e se integrar com as experiências dos agricultores, fornecendo embasamento teórico e técnico para otimizar e melhorar as condições do campo nas cidades do Maciço e do mundo” (Professora Albanise Barbosa Marinho)

“A universidade deve abrir espaço para a comunidade e produzir conhecimento para atender as demandas da sociedade. Não é querer mudar a prática do agricultor, mas fazer a ponte entre a realidade concreta e o pensamento científico, criando uma cumplicidade com a comunidade” (Professor Rodrigo Azevedo).

A primeira Semana da Agricultura (2010)

A primeira Semana de Agricultura da UNILAB ocorreu antes da abertura da universidade para estudantes nos dias de 24 a 26 de novembro de 2010. O evento aconteceu no campus de Educação Ambiental e Ecológico da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti. A Semana constou de minicursos e teve como público-alvo agricultores e a comunidade interessada da região do Maciço de Baturité. Foram ofertados os seguintes minicursos: Agricultura comparada; Adubos alternativos; Agroecologia; Relação solo e ambiente; Poluição e impactos ambientais; Boas práticas agrícolas; Plantas medicinais; Sistema de irrigação alternativo e Gestão de bacias hidrográficas.


A segunda Semana de Agricultura (2011)


A segunda Semana de Agricultura foi realizada entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2011 no Campus da Liberdade, em Redenção (CE), oferecendo um total de 17 minicursos voltados agora para um público mais abrangente a contar estudantes, professores e toda a comunidade do Maciço de Baturité.

A solenidade de abertura contou com a participação de professores, estudantes, agricultores e autoridades da região do Maciço. Para a mesa foram convidados a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, na época Stela Meneghel; a consultora da pró-reitoria de Graduação, Elza Braga; o coordenador da Área de Desenvolvimento Rural (hoje Instituo de Desenvolvimento Rural-IDR), Rodrigo Azevedo; a coordenadora do curso de Agronomia, Albanise Barbosa Marinho; a professora Andréa Linard; o então secretário de Agricultura de Redenção, Francisco de Assis Castelo Branco de Lima, representando os secretários de Agricultura do Maciço, e o vereador Paulo Marcelo Montenegro Franco, representante da Câmara de Vereadores de Redenção. Segundo a professora Albanise Barbosa Marinho, a II Semana de Agricultura marcou a continuação de um projeto iniciado em 2010, que teve a participação de agricultores de todos os municípios do Maciço de Baturité, mostrando a integração com a comunidade




A terceira semana de Agricultura (2013)




A III Semana de Agricultura da Unilab foi aberta no dia 23 de janeiro com a palestra “Uso e abuso dos agrotóxicos”, proferida pela médica e professora da UFC Raquel Maria Rigotto. Os minicursos iniciaram à tarde e se estenderam pelos dias 24 e 25 de janeiro. A coordenadora do curso de Agronomia da Unilab na época, hoje Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Albanise Marinho, explicou que a terceira edição do evento esteve voltada para a oferta de cursos na área ambiental. “A Semana de Agricultura da Unilab é um momento de interação entre a comunidade universitária e toda a sociedade do Maciço. É voltada à formação prática e didática”, diz.
Professora da UFC, Raquel Maria Rigotto




A quarta SEMAGRI (2016) e o I Encontro territorial de Agroecologia do Maciço de Baturité




Depois de uma pausa de pouco mais de três anos o Diretório Acadêmico de Agronomia (DAA/UNILAB) e a Federação dos estudantes de agronomia do Brasil- (FEAB/Redenção) em parceria com a UNILAB e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) realizam entre os dias 18 e 22 de julho de 2016 a quarta edição da Semana da Agricultura e em paralelo o I Encontro Territorial de Agroecologia do Maciço de Baturité A fusão dos eventos revelam a adesão da organização ao apelo da sociedade por uma agricultura mais sustentável, socialmente justa e saudável. Desta forma se abrirá neste período as portas da universidade a toda a sociedade e comunidade acadêmica para discutirem juntos os rumos e técnicas da agricultura na região.  Ver programação